Português (Brasil)

Índice de infestação por Aedes aegypti aumenta 203% em Manhuaçu

Índice de infestação por Aedes aegypti aumenta 203% em Manhuaçu

De acordo com a prefeitura da cidade, crescimento aconteceu em todas as regiões da cidade.

Compartilhe este conteúdo:
LIRAa apontou aumento 203% em Manhuaçu. — Foto: Divugação/Prefeitura de Manhuaçu

 

A prefeitura de Manhuaçu divulgou nesta segunda-feira (29), o primeiro Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) de 2023.

Os números mostraram um aumento de 203% em comparação ao último levantamento, feito em novembro de 2023. Os dados revelaram uma infestação de 5,3%, valor acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Todas as regiões da cidade onde o levantamento foi realizado, tiveram grande aumento de infestação. “Nesse levantamento não temos como dizer qual localidade apresentou um índice menor. Nossos agentes encontraram muitos focos principalmente dentro das casas das pessoas, mas desta vez foram encontrados muitos focos em lajes, o que nos traz uma preocupação ainda maior”, afirmou Leonardo Mota de Sales, Coordenador da Vigilância Ambiental do Município.

A Prefeitura de Manhuaçu informou que vai identificar e notificar os proprietários de lotes vagos que estejam com lixo e mato acumulado. A população pode colaborar denunciando pelo telefone 3339-4776.

Apesar do aumento no índice de infestação, a prefeitura de Manhuaçu informou que por enquanto não há aumento nos casos de arboviroses na cidade. No momento, são 23 casos notificados de Dengue, e 9 confirmados. O município disse que não há informações sobre os casos de Chikungunya e Zika.

g1 Vales 

Compartilhe este conteúdo: